Poder, Povo, Planeta: Contagem Regressiva para o Relatório

Poster Poder Povo Planeta Portuguese

Enquanto o mundo está esperando um grande acordo sobre a mudança climática este ano, o Relatório 2015 do Africa Progress Panel demonstra como a África pode transformar seus desafios climáticos em oportunidades, reformando os setores da energia, da agricultura e das finanças.

África precisa desesperadamente de energia agora - e todo o continente deve ter acesso. A energia é essencial para o crescimento económico, a criação de emprego e a redução da pobreza.

É provável que a África terá que depender de combustíveis fósseis por um momento; nenhum país industrializado tem desenvolvido usando apenas energia limpa. Mas se os países africanos se comprometam seriamente, neste momento, a utilizar fontes de energia renováveis, como hidrelétricas, energia solar e geotérmica, eles podem sair da dependência dos combustíveis fósseis e saltar diretamente à energia limpa, como foi o caso com os telefones celulares.

Esta transição energética deve ser acompanhada por uma transformação agrícola que libera o potencial dos pequenos agricultores Africanos a fim de contribuir ao desenvolvimento do continente, permitindo-lhes enfrentar às ameaças climáticas.

Essas transformações nos setores da energia, da agricultura e da adaptação às alterações climáticas só acontecerão se a África recebe mais apoio financeiro internacional, mobiliza mais financiamento nacional e reforça sua estrutura financeira. O relatório 2015 do Africa Progress Panel examina como os decisores políticos africanos podem maximizar todas as fontes de financiamento, incluindo a poupança interna e o capital privado.

Existem agora provas irrefutáveis de que uma resposta adequada à mudança do clima também poderia aumentar a prosperidade da África. O relatório 2015 do Africa Progress Panel reúne essas provas para defender rigorosamente a transformação dos setores da energia, da agricultura e das finanças do continente.