Tidjane Thiam

Diretor executivo de Credit Suisse.

Tidjane Thiam, nascido na Costa do Marfim em 1962, é diretor executivo de Credit Suisse desde Junho 2015. Foi anteriormente diretor financeiro e depois, diretor executivo do grupo internacional de serviços financeiros Prudential plc., sediado em Londres.

Passou a parte inicial da sua carreira profissional na McKinsey & Company, em Paris e Nova Iorque, prestando serviços a companhias de seguros e bancos. Posteriormente, passou vários anos em África, onde foi diretor executivo e, mais tarde, presidente do Gabinete Nacional de Estudos Técnicos e Desenvolvimento da Costa do Marfim e membro do governo como Secretário do Planeamento e do Desenvolvimento. Regressou a França para se tornar sócio da McKinsey & Company e um dos líderes do seu departamento de instituições financeiras antes de entrar para a companhia de seguros multinacional britânica Aviva em 2002. Trabalhou na Aviva até 2008, ocupando sucessivamente os cargos de diretor de desenvolvimento e estratégia do grupo, diretor geral da Aviva International, diretor executivo do grupo e administrador executivo para a Europa.

É membro do conselho do Instituto do Desenvolvimento Externo, em Londres, e patrono da Opportunity International, uma instituição de beneficência vocacionada para o microfinanciamento em países em desenvolvimento. Em janeiro de 2012, foi nomeado para o grupo consultivo de negócios do primeiro-ministro do Reino Unido e é membro da Mesa-Redonda Europeia de Serviços Financeiros desde janeiro de 2013.

Possui diplomas de Engenharia da École Polytechnique de Paris e da École Nationale Supérieure des Mines de Paris (melhor do seu curso) e um MBA da escola de gestão francesa INSEAD. Com dupla nacionalidade, costa-marfinense e francesa, foi agraciado com o grau de Cavaleiro da Legião de Honra pelo governo francês em julho de 2011.

Headlines

ver todos os artigos
Media

Videos

fotos

[mediatag name="Tidjane Thiam" size="137, 137" class="demo"]