Strive Masiyiwa

Fundador do grupo Econet Wireless

Strive Masiyiwa, nascido no Zimbabwe, é um dos mais respeitados líderes empresariais de África. Começou a adquirir notoriedade internacional quando participou numa emblemática batalha jurídica constitucional no Zimbabwe. A decisão, que conduziu à eliminação do monopólio estatal na área das telecomunicações, é geralmente vista como um marco na abertura do setor africano das telecomunicações ao capital privado.

É presidente e diretor executivo do Econet Wireless, um grupo global de telecomunicações sedeado na África do Sul e com atividade em 18 países. Está também envolvido em negócios africanos de grande relevo, em áreas que incluem os serviços financeiros, os seguros, as energias renováveis, a hotelaria e os parques de safaris.

É internacionalmente reconhecido pela sua liderança em campanhas contra a corrupção em África e na defesa do Estado de direito. Já foi membro de numerosos consórcios e administrações no Zimbabwe e a nível internacional. É administrador da Fundação Rockefeller e membro do conselho de administração da Aliança para Uma Revolução Verde em África.

Dedica-se também à promoção da consciencialização sobre o impacto da SIDA em África. Juntamente com a sua mulher, estabeleceu e financiou uma fundação que faculta bolsas de estudo a mais de 25.000 órfãos. Vive com a família em Joanesburgo.

Headlines
ver todos os artigos
Media

Videos

fotos

[mediatag name="Strive Masiyiwa" size="137, 137" class="demo"]