Robert E Rubin

Copresidente do Conselho para as Relações Externas e antigo secretário do tesouro dos Estados Unidos da América

Robert E. Rubin tornou-se secretário do tesouro do presidente Bill Clinton em 1995 e desempenhou um papel relevante em muitos dos mais importantes debates políticos dos EUA. Esteve envolvido no equilíbrio do orçamento federal, na abertura da política comercial a uma maior globalização e no impedimento de crises financeiras no México, na Ásia e na Rússia. Deixou a secretaria do tesouro em 1999.

Com uma longa atividade em matéria de assuntos públicos nacionais e da cidade de Nova Iorque, entrou para a administração Clinton em 1993. A partir da tomada de posse do presidente Clinton, prestou serviço na Casa Branca como assistente do presidente para as políticas económicas. Dirigindo as atividades do Conselho Económico Nacional (NEC), orientou este recém-criado órgão na supervisão do processo de conceção de políticas económicas internas e internacionais da administração, na coordenação das recomendações de políticas económicas ao presidente e na monitorização da implementação das metas de política económica do presidente.

Iniciou a sua carreira na área financeira na Goldman, Sachs & Company, na cidade de Nova Iorque, em 1966. Tornou-se sócio em 1971 e entrou para a comissão de gestão em 1980. Foi vice-presidente e codiretor operacional de 1987 a 1990 e sócio superior e copresidente de 1990 a 1992. Antes de entrar para a Goldman, Sachs & Company, foi advogado na firma Cleary, Gottlieb, Steen & Hamilton, na cidade de Nova Iorque.

Após deixar o setor público, entrou em 26 de outubro de 1999 para o Citigroup, onde interveio nos assuntos estratégicos, operacionais e de gestão da empresa. Ascendeu a diretor e presidente da comissão executiva do Citigroup Inc., tendo deixado a instituição em janeiro de 2009. Atualmente, é presidente do conselho de administração do Conselho para as Relações Externas.

Nasceu na cidade de Nova Iorque em 29 de agosto de 1938. É casado e tem dois filhos adultos. Formou-se com distinção e louvor na Universidade de Harvard, em 1960, com uma licenciatura em Economia. Obteve uma licenciatura em Direito na Faculdade de Direito de Yale em 1964 e frequentou a London School of Economics.

Headlines
ver todos os artigos
Media

Videos

fotos

[mediatag name="Robert E Rubin" size="137, 137" class="demo"]