Linah Mohohlo

Linah_Mohohlo

Governadora do Banco do Botswana

Linah Mohohlo desempenhou um papel fulcral numa das economias africanas de maior sucesso, como governadora do banco central do Botswana desde 1999. Tornou-se governadora nesse ano, depois de 23 anos a exercer funções no banco e de trabalhar com o Fundo Monetário Internacional em Washington. Pertence à administração de várias grandes empresas no Botswana e noutros países.

Kofi Annan, então secretário-geral das Nações Unidas, nomeou-a em 2001 como Figura Eminente para supervisionar a avaliação da Nova Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento de África. É membro da Comissão para África, iniciativa de Tony Blair, e do Fórum dos Mercados Emergentes de África.

Recebeu muitos galardões, incluindo o de Governador de Banco Central do Ano (2001) de África e Médio Oriente da revista The Banker Magazine, o de Governador de Banco Central em Mercados Emergentes da África Subsariana (2003) do Euromoney (2003), a Ordem de Honra Presidencial em 2004 (a mais alta condecoração por serviço público do Botswana), o Prémio de Liderança Africana do African Times (2007) e o de Regulador Bancário do Ano (2007) da African Banker.

Lecionou contabilidade e gestão, economia, finanças e investimento na Universidade do Botswana, na Universidade George Washington e na Universidade de Exeter e frequentou um programa de gestão executiva na Universidade de Yale. Escreveu e publicou livros sobre economia, finanças, gestão de reservas e administração.

Headlines

ver todos os artigos
Media

Videos

Enter videos here

fotos

[mediatag name="Linah Mohohlo" size="137, 137" class="demo"]