Peter Eigen

Fundador e presidente do conselho consultivo da Transparência Internacional (Transparency International) e presidente fundador e representante especial da Iniciativa para a Transparência nas Indústrias Extrativas (Extractive Industries Transparency Initiative − EITI)

O professor Peter Eigen, advogado de formação, trabalhou na área do desenvolvimento económico durante 25 anos, sobretudo com o Banco Mundial em África e na América Latina. De 1988 a 1991 e de 1999 a 2001, liderou a missão regional do Banco Mundial na África Oriental. Também prestou assistência jurídica e técnica aos governos do Botswana e da Namíbia.

No seu trabalho em prol do desenvolvimento, teve oportunidade de ver como a corrupção perverte a conceção das políticas, conduzindo à pobreza, ao conflito, à violência e ao desespero generalizado. Equipado com o conhecimento adquirido em primeira mão, fundou, em 1993, a Transparência Internacional, que é atualmente a principal organização não-governamental mundial para a promoção da transparência e da responsabilização na área do desenvolvimento. Desde então, o Banco Mundial, muitas grandes empresas e muitos governos nacionais adotaram regras rigorosas de combate à prática do suborno.

Nascido em 1938 em Augsburg, Alemanha, lecionou nas universidades de Frankfurt, Georgetown, Johns Hopkins, Harvard e Freie Universität de Berlim. Em 2005, presidiu ao Grupo Consultivo Internacional da Iniciativa para a Transparência nas Indústrias Extrativas (EITI). Foi presidente da EITI entre 2006 e 2011 e é agora representante especial da mesma iniciativa.

Headlines

ver todos os artigos
Media

Videos

fotos

[mediatag name="Peter Eigen" size="137, 137" class="demo"]