Michel Camdessus

Michel_Camdessus

Ex-diretor geral do Fundo Monetário Internacional

Michel Camdessus, economista francês, foi diretor geral do Fundo Monetário Internacional entre 1987 e 2000. Líder do Fundo com o mandato mais longo até à data, geriu-o durante um período de profundas mudanças a nível mundial, incluindo a enorme aceleração da globalização e desafios tão diversos como o desmembramento da União Soviética e a crise financeira na América Latina e na Ásia Oriental.

Após assumir funções no Fundo, enfrentou crises de endividamento em mais de doze países e o agravamento da pobreza na África Subsariana. Desde o início, acreditou que a pobreza generalizada ameaçava a estabilidade financeira mundial e devia ser um motivo de preocupação prioritário para o FMI. Também reforçou a incidência de esforços do FMI nas áreas da redução do endividamento, dos empréstimos a juros baixos, da má governação e dos gastos militares.

Entrou para o Ministério das Finanças francês em 1960. Foi governador do Banco de França desde 1984 até à sua nomeação como diretor geral do FMI. Mantém-se como membro do Conselho Consultivo para a Água e o Saneamento do Secretário-Geral da ONU.

Headlines
ver todos os artigos
Media

Videos

fotos

[mediatag name="Michel Camdessus" size="137, 137" class="demo"]