Kofi Annan

Presidente do Africa Progress Panel, ex-secretário-geral das Nações Unidas e laureado com o Nobel

Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas de 1997 a 2006, foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 2001. É amplamente reconhecido por ter dado uma nova vida à ONU e por demonstrar uma liderança moral efetiva nas questões internacionais. Nascido no Gana, foi o primeiro secretário-geral da ONU proveniente das fileiras da própria organização e também o primeiro originário da África Subsariana.

Foi o principal arquiteto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e um dos principais proponentes da criação do Fundo Global de Luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária. Trabalhou também para impulsionar a relação da ONU com as empresas e a sociedade civil, patrocinando o Global Compact para promover a responsabilidade social empresarial.

Em 2005, persuadiu a ONU a estabelecer a Comissão de Consolidação da Paz e o Conselho dos Direitos Humanos, dedicados à paz e ao bem-estar a nível mundial. É conhecido pela sua defesa dos direitos humanos e do Estado de direito, bem como pela sua liderança de uma resposta multilateral à ameaça do terrorismo global.

Assumiu o seu primeiro cargo na ONU na Organização Mundial da Saúde em Genebra, em 1962. A sua carreira incluiu cargos no Gabinete do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados e no Departamento de Operações de Manutenção de Paz. Após a saída da ONU, prosseguiu com os esforços no sentido de políticas mais eficazes em favor dos pobres e dos mais vulneráveis, particularmente em África.

Para além do seu trabalho no Africa Progress Panel, trabalha com a Fundação Kofi Annan, a Aliança para Uma Revolução Verde em África, a Fundação Mo Ibrahim e o grupo The Elders. É membro da administração, patrono ou membro honorário da Fundação da ONU, do Fórum Económico Mundial, do Fundo Carnegie para a Paz Mundial, da Carnegie Corporation de Nova Iorque, do Clube de Madrid e da Organização Mundial contra a Tortura.

É atualmente reitor da Universidade do Gana, membro global da Universidade de Columbia nos Estados Unidos da América e professor da cátedra Li Ka Shing na Faculdade de Política Pública Lee Kuan Yew da Universidade Nacional de Singapura.

É casado com Nane, tendo ambos três filhos.

Headlines
ver todos os artigos
Media

Videos

fotos

[mediatag name="Kofi Annan" size="137, 137" class="demo"]