General Olusegun Obasanjo

Antigo presidente da Nigéria

Olusegun Obasanjo foi presidente da Nigéria, a mais populosa nação africana, de 1999 a 2007. Supervisionou a primeira transição para um regime democrático no seu país e as reformas administrativas que aceleraram o crescimento económico.

Desempenhou um papel fulcral na regeneração e no reposicionamento da União Africana, incluindo o apoio ao estabelecimento da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) e do Mecanismo Africano de Avaliação pelos Pares (APRM), concebidos para promover a democracia e a boa governação. Tem apoiado consistentemente o aprofundamento e o alargamento da cooperação regional através da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (ECOWAS) e da Zona da Aliança de Coprosperidade, que engloba o Benim, o Gana, a Nigéria e o Togo. Presidiu ao Grupo dos 77, à Reunião de Chefes de Governo da Commonwealth e ao Comité de Chefes de Estado e de Governo para a Implementação da NEPAD.

Esteve também envolvido em esforços de mediação internacional em Angola, Burundi, Namíbia, Moçambique e África do Sul. Em 2008, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou-o enviado especial à região dos Grandes Lagos, onde participou ativamente em esforços de mediação na região leste da República Democrática do Congo.

Nasceu em 5 de março de 1937, em Abeokuta, estado de Ogun, no sudoeste da Nigéria. Frequentou a Escola Secundária Masculina Batista, em Abeokuta, tendo depois trabalhado como professor até se alistar no exército nigeriano em 1958.

Headlines
ver todos os artigos
Media

Videos

fotos

[mediatag name="General Olusegun Obasanjo" size="137, 137" class="demo"]