Bob Geldof

Músico, empresário, fundador e presidente dos projetos Band Aid, Live Aid e live8, cofundador da DATA e conselheiro e patrono da ONE

De nacionalidade irlandesa, Bob Geldof é músico, empresário e ativista contra a pobreza.

O seu ativismo em prol de África começou com a crise de fome na Etiópia em 1984. Reagindo aos relatos televisivos, que mostravam crianças esqueléticas e moribundas, foi coautor de “Do They Know It’s Christmas”, canção gravada com o projeto Band Aid, um “supergrupo” de músicos britânicos de relevo. A canção tornou-se no single mais vendido na história do Reino Unido, angariando mais de 8 milhões de libras (10 milhões de dólares). Em 1985, organizou os concertos Live Aid em Londres e Filadélfia, nos quais foram angariados mais de 150 milhões de libras (180 milhões de dólares) para o combate à fome.

No 20.º aniversário do Live Aid, organizou o Live 8, uma série de concertos realizados em todo o mundo em julho de 2005 para pressionar os líderes mundiais em relação aos problemas africanos, antes da reunião da cimeira do G8 em Gleneagles, Escócia. Os concertos tiveram um público global estimado de três mil milhões de pessoas.

Antigo membro da Comissão para África de Tony Blair, manteve-se envolvido no Band Aid Trust e na ONE, uma organização ativista. Os seus interesses empresariais incluem um fundo de investimento fechado, 8 Miles, que investe exclusivamente em África.

Nascido em Dublin em 1951, recebeu muitos prémios pela sua música, foi nomeado para o Prémio Nobel da Paz e foi designado Knight Commander of the British Empire (KBE) honorário pela rainha Isabel II.

Headlines
ver todos os artigos
Media

Videos

fotos

[mediatag name="Bob Geldof" size="137, 137" class="demo"]