Governação e transparência

_G8J2676.JPG

Na governação, tal como na economia, a última década apresenta um historial de progresso contínuo em todo o continente africano. As eleições multipartidárias estão agora firmemente estabelecidas, verificaram-se avanços no sentido de uma maior transparência e, na sua maior parte, os exércitos mantiveram-se afastados da política. Em muitos países, a paz também ganhou terreno.

Não obstante, as raízes da democracia têm de ser protegidas com zelo. Há grandes bolsas de conflitos de baixa intensidade que perpetuam a instabilidade e a região continua a testemunhar violência política, conflitos em torno dos recursos naturais, terrorismo, separatismo e elevados níveis de criminalidade, incluindo o tráfico de droga e o crime organizado.

Embora a governação em matéria de negócios esteja gradualmente a melhorar em África, a corrupção e a falta de transparência mantêm-se como motivos de profunda preocupação, minando o progresso social, económico e político a muitos níveis.

Para os africanos comuns, obrigados a pagar encargos ilegais pela educação, pela saúde ou pela comercialização de bens, a corrupção é uma causa de diminuição de oportunidades. Para os investidores, a corrupção eleva os custos dos negócios, com consequências danosas para a eficiência económica e a criação de empregos. Além disso, os seus efeitos sobre os sistemas políticos são corrosivos, tornando possível que os líderes se sirvam dos seus cargos para obtenção de ganhos pessoais e não para o benefício público.

 

Em última análise, cabe aos cidadãos e governos africanos a tarefa de combater a corrupção através dos seus sistemas políticos nacionais. Contudo, as ferramentas de mensuração e as iniciativas globais e regionais podem proporcionar apoio.

Como demonstramos no Relatório do Progresso em África de 2013, a falta de transparência é particularmente nociva em África porque conduz a uma utilização ineficiente e injusta dos imensos recursos de petróleo, gás e minerais do continente.

Related infographics

Related publications

cover-image2012 APR cover2011 APR report cover

2010 APR cover

Right click on image to open file.

Related articles

 

Deixe uma resposta