Empregos, investimento e comércio

_MG_1471.tif

Tal como o Africa Progress Panel descreveu num recente documento de orientação, “África – Pronta para o Investimento”, as mudanças rápidas da última década converteram África numa região fértil em oportunidades para investidores interessados em participar no desenvolvimento do continente, bem como em lucrar com o mesmo.

O aumento gradual da estabilidade está a reduzir os riscos que, durante muito tempo, refrearam os investidores. Ao longo das próximas duas décadas, haverá um grande aumento no número de jovens. À medida que aumenta a proporção entre pessoas em idade ativa e dependentes, o crescimento económico pode receber um novo impulso, um dividendo demográfico. A democracia pluripartidária está agora firmemente estabelecida. África está a libertar-se da armadilha dos conflitos, o círculo vicioso em que os conflitos impedem o crescimento e o crescimento diminuto alimenta os conflitos.

Todos estes fatores têm contribuído para um ambiente comercial em melhoramento crescente, ajudado por um leque de iniciativas globais e regionais direcionadas para o aumento da transparência e o impedimento da corrupção. Estas beneficiaram, em particular, o setor dos recursos naturais, numa altura em que uma onda de descobertas de petróleo e gás confronta um novo grupo de países com a necessidade de gerir com sabedoria os contratos e as receitas dos recursos. Ao mesmo tempo, as notáveis taxas de crescimento em países que carecem de tais recursos, como a Etiópia, apontam o caminho para um futuro mais estável e mais próspero, no qual o crescimento se sustenta numa base mais diversificada.

Os países africanos precisam de parceiros de investimento que os ajudem a abordar e explorar a combinação específica de desafios e oportunidades que enfrentam. Com um desemprego jovem já elevado, África precisa de criar empregos com rapidez. O setor privado é agora a maior fonte de emprego para os africanos. A expansão do comércio e do investimento é vital para assegurar uma criação de empregos sustentada e equitativa.

Related infographics

Related publications

cover-image2012 APR cover2012_Business_policy_brief_cover

Right click on image to open file.

Related articles

Deixe uma resposta